A internacionalização de franquias brasileiras

Daniel Alberto Bernard, diretor-geral da NetplaN Consultoria e Coordenador da Câmara Setorial de Franchising da ACP

Franquias brasileiras vêm fazendo muito sucesso, tanto no Brasil como no Exterior! Trata-se de um segmento atraente e promissor, que oferece alternativas de excelentes negócios para quer montar um negócio de origem brasileira em outros países.

As 2703 franqueadoras em operação no Brasil em 2013 posicionam o país em terceiro lugar em número de marcas, superando os EUA e ficando somente atrás da China (onde os conceitos de licenciamento e de franquia se misturam) e a Coréia do Sul (país com grande número de micro franquias).

O faturamento consolidado das 2703 redes de franquias brasileiras atingiu em 2013 a cifra de R$ 115,6 bilhões, montante equivalente a 2,4% do PIB.

Ao contrário do que acontece em quase todos os países, a grande maioria das redes de franquia em operação no Brasil, ou 92,4% das redes, são de origem local. O Brasil possui know-how e expertise em franchising para vender e exportar!

Estima-se que existem cerca de 30 mil redes de franquia em operação no mundo, dentre as quais 2703 redes brasileiras. Segundo a IFA, há franquias em operação em 65 diferentes setores da economia.

Além de representar um dos maiores mercados mundiais, tanto em termos de número de franqueadores como de franqueados, o Brasil é hoje um exportador de franquias.

Dentre as redes de franquia em operação no Brasil em 2013, a ABF recenseou 4,5% do total, ou 121 redes genuinamente brasileiras, com unidades no exterior naquele ano. Estas franqueadoras de origem brasileira com operações no exterior exportam seus conceitos de negócio para 60 países. Nada mal, considerando que no ano 2000 somente 15 franqueadoras brasileiras possuíam unidades no exterior!

Este movimento além fronteiras não ocorreu por acaso, foi fruto de um esforço concentrado que envolveu a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), por meio do programa Franchising Brasil. O SEBRAE se juntou recentemente ao esforço de promover as franquias brasileiras no exterior.

Saiba mais sobre como comprar e vender franquias brasileiras no exterior acessando o Guia de Orientação à Internacionalização de Franquias, material redigido por mim e recém publicado no portal do SEBRAE, pelo link http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/Guia-de-orientação-à-internacionalização-de-franquias