Estudo da ABF revela o perfil das 50 Maiores Marcas de Franquias no Brasil

Parabéns às 50 maiores redes brasileiras que atuam com o sistema de franchising! Bom confirmar que estamos com 10% de market share também entre as líderes. Já assessoramos as redes Boticário, McDonald’s, Bob’s, Pearson e Farmais. Formatamos do zero a rede Farmais, assessoramos a maior e melhor franqueadora brasileira, nossos conterrâneos em Curitiba, a rede McDonald’s na França (tema da Dissertação de Mestrado de Daniel Alberto Bernard – Diretor Geral/NetplaN Consultoria), e estamos neste momento atendendo a expansão das redes Bob’s e Pearson.

Pesquisa traz as maiores redes por unidades. Segmento de Alimentação, redes com mais de 10 anos de atuação e lojas físicas se destacam.

A ABF lançou nessa quinta-feira (12) um estudo que revela o perfil das 50 Maiores Marcas de Franquias no Brasil por unidades. Representante oficial do franchising brasileiro, a entidade reúne atualmente 1.300 associados (franqueadores, franqueados, fornecedores e consultores), cujas redes respondem por cerca de 60% do faturamento do setor. Feito especificamente com as redes associadas, o levantamento é fruto de um novo banco de dados da entidade, mais detalhado e profundo, cujo sistema de inteligência de mercado irá possibilitar a extração de recortes ainda mais sofisticados. Além disso, o novo sistema possui salvaguardas e regras específicas a fim de evitar imprecisões ou distorções no reporte de dados primários.
“A ABF, desde os seus primeiros anos de atuação, realiza pesquisas e estudos para subsidiar seus associados, no sentido de contribuir para a correta tomada de decisão na gestão empresarial, e também o mercado, com dados e informações relevantes e fidedignas. Ao investir em tecnologia da informação e modernizar o seu banco de dados, a entidade pôde aprimorar a sistematização desse imenso conjunto de informações reunido ao longo da sua trajetória, ampliar e aprofundar a realização de diversos estudos e este é um deles”, afirma o novo presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior.
O levantamento reflete a própria evolução do sistema de franquias no Brasil. Na visão de Claudio Tieghi, diretor de inteligência de mercado da ABF, “o perfil das 50 maiores marcas de franquias no Brasil mostra, mais uma vez, o grau de maturidade e evolução do franchising brasileiro, acompanhado e estimulado passo a passo pela Associação. São redes nacionais e estrangeiras consolidadas, capilarizadas, que servem de referência para o setor”.
Nesta pesquisa, a ABF já aplicou o novo sistema de classificação dos segmentos do franchising, realizado com base em fontes de referência como a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), entidades internacionais correlatas, universidades e institutos de pesquisa.
Um dos mais consolidados e, individualmente, o mais representativo, o segmento Alimentação domina a lista das 50 maiores marcas de franquias no Brasil, com 36% das redes; a seguir estão os segmentos Serviços Educacionais, um dos precursores do franchising brasileiro, com 18% das marcas listadas; Moda, reconhecido pela criatividade, pesquisa e inovação, com 14% das redes, e Saúde, Beleza e Bem-Estar, que vem apresentando taxas expressivas de crescimento nos últimos anos, com 12% das marcas.

De acordo com o levantamento, as lojas são o principal ponto comercial, adotado por 94% das 50 maiores marcas da ABF, e 6% correspondem aos demais formatos. Para Tieghi, “embora a diversificação de pontos de venda e estratégias multicanal venham crescendo, entre as 50 maiores a loja física possui um papel preponderante. Especialmente no franchising, acreditamos que o local físico é um grande concretizador dos valores da marca, da experiência de consumo e do relacionamento com o cliente, por isso sua importância em um mundo cada vez mais digital”.
O estudo apontou que 68% das franqueadoras listadas têm mais de dez anos de atuação no mercado:

Ainda de acordo com a pesquisa, a maioria das marcas que figuram na lista da ABF (74%) possui o Selo de Excelência em Franchising (SEF) e 49% delas conquistaram a chancela mais de dez vezes. Referência para o mercado, o SEF é a importante chancela do setor no Brasil e é conferido às redes pela ABF a partir de uma pesquisa específica feita diretamente com os franqueados.

Para o diretor de inteligência de mercado, “a trilha do crescimento e da qualidade no desempenho do setor está refletida no perfil das 50 maiores marcas em número de unidades em atuação no Brasil. Identificamos também uma relação entre o SEF e a presença na lista, a qual creditamos à busca pela excelência operacional que, certamente, é essencial para o desenvolvimento e a perpetuidade das marcas”.
Confira a lista das 50 maiores redes de franquias em operação no Brasil por número de unidades:

Fonte: Associados ABF

* Marcas que não submeteram as informações ao sistema de auditoria eletrônica da ABF

Fonte: www.abf.com.br/estudo-da-abf-revela-o-perfil-das-50-maiores-marcas-de-franquias-no-brasil/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!