Ainda no rastro da recessão econômica que assola o país desde o 2º trimestre de 2014 – coincidindo com o 7 X 1 contra a Alemanha na Copa do Mundo de Futebol – temos percebido um aumento na demanda por microfranquias, ou negócios com investimento inicial não superior a R$ 90 mil (ou o equivalente a 3 vezes o PIB per capitsa). Mas ainda é pouco conhecida a correta definição de uma microfranquia. De acordo com o BID/ Banco Mundial, a definição da Microfranquia envolve basicamente a aplicação em microescala do sistema de franquia, porém sua natureza não é limitada a este quesito. Na verdade, a Brigham Young University (BYU), uma entidade educacional que tem estudado e conceituado em profundidade a Microfranquia através da Marriott School, de modo que permanece como uma das fontes mais credíveis sobre este assunto, define-a como um “sistema de replicação simples usando conceitos comerciais e operacionais de sucesso comprovado”. O conceito de microfranquia, utilizado em outros países, foca na ideia deste ser um instrumento para a erradicação da pobreza, inclusive a extrema (classes D e E), porém confunde o conceito de franquia com outros sistemas afins porém distintos, como licenciamento, concessão comercial, representação comercial, cooperativa ou centrais de compras. A definição da Microfranquia no Brasil é mais restrita, contempla somente as microfranquias simples e as microfranquias sociais, e segue a legislação específica – Lei 8955/94 – que regulamenta o sistema de franchising no Brasil. Deve ser observado que persiste o objetivo de aumentar o acesso de uma população, em sua maioria no caso brasileiro das classes B e C, ao mercado consumidor e às modernas ferramentas de gestão disponibilizadas por redes de franquia bem estruturadas.
-A nova fronteira do sistema de franchising!
-Objetiva unir os 3 objetivos: baixo custo de entrada, payback relativamente rápido, negócio estável e duradouroü
-Atende adequadamente à demanda por franquia no Brasil ainda não suprida (dentre os cerca de 430.000 interessados em franquias no Brasil, 2/3 buscam negócios com investimento inicial abaixo dos R$ 100.000). No entanto, somente 21% das franqueadoras atendem a este quesito, e 36% pretendem implantar esta modalidade em breve.
-Estratégia para expansão de negócios em rede em grande escala.
-Estratégia de interiorização de negócios.
– Unidades de negócios de baixo investimento inicial.
– Franqueadores bem estruturados e com custos viáveis de supervisão e controle.
A NetplaN foi selecionada e contratada pelo BID/Banco Mundial, tendo sido a consultoria responsável pela implantação do sistema de microfranquias no Brasil a partir de 2008.