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Fases para formatação de uma franquia
Franquia
#1
O processo de formatação de uma pequena empresa em franquia tem início com um estudo de viabilidade econômico-financeira e de atividade mercadológica.
– Análise do segmento: visão geral, pesquisa do segmento, médias estatísticas
– Análise de mercado: visão do mercado, mercado-alvo, análise de vendas, seleção do nome
– Análise da loja / gerência: layout, estrutura gerencial e pessoal
– Análise contábil / financeira: exigências de capital projetado, estrutura de notas, fontes e capital
– Análise legal:marcas comerciais, licenças, estrutura legal, zoneamento
– Estrutura de lucros do franqueador: recrutamento, despesas, rendas,escritório central.
#2
Com base nas análises legais, fiscais e logísticas feitas anteriormente, o empreendedor precisa levar em conta os fatores internos e externos necessários para o desenvolvimento do sistema de franchising. Aqui, ele iniciará a montagem do plano de negócios ou de franquia.
DADOS EXTERNOS:
– Plano de mercado: sugestões de preço, programa publicitário, descrição do produto, lançamento de promoção
– Construção e layout: planos de construção, design de layout, engenharia, exigências de decoração
– Seleção da localização: critério e seleção de localização, layout do terreno, dados da comunidade
– Plano de negócios: gerenciamento, sistema contábil, controle de estoque, sugestões legais
DADOS INTERNOS:
– Plano de negócios: regulamentos de acordo com Lei 8955/94, regras estaduais, pasta da franquia, contrato da franquia
– Plano de negócios: operacional
– Plano de negócios: funcionários da franquia
#3
É hora de desenvolver a estratégia de apresentação do negócio para o franqueado em potencial e o plano de comercialização de franquias.
– Apresentação do franqueado em potencial: prospects, documentação de divulgação, indicadores financeiros, relações públicas, licitação (área pública)
– Campanha publicitária do franqueado: folhetos de vendas, veículos de publicidade, mala direta
– Treinamento do vendedor do franqueado: programa de treinamento, treinamento em campo e em escritório central
#4
Todos os critérios essenciais para a seleção do potencial franqueado devem ser claros e objetivos. É preciso analisar aspectos pessoais, profissionais, financeiros e comportamentais.
– Terminar a avaliação do franqueado: juntar dados, avaliação do local,revisão financeira, definição do território
– Entrevista e aprovação do franqueado: avaliação do documento, aprovação financeira, avaliação do caráter, assinatura do contrato
#5
Durante o programa de treinamento de franqueados, o franqueador deve avaliar o ponto e o potencial de mercado da unidade franqueada, estimando recursos de reforma e ajustando o plano de negócios.
– Desenvolvimento da construção e do local: negociações e aprovação de aluguel, licença do prédio e construção
– Treinamento do franqueado: treinamento no local, simulação do escritório central, manuais de treinamento e de operação
– Treinamento do funcionário: empregar e treinar funcionários, escalas de pagamentos, sistemas de controle
– Solicitação de materiais e fornecimento: fornecimento de estoque para operação; especificações de compras.
#6
Após a inauguração, é hora de colocar em prática uma campanha de marketing de lançamento e ações de acompanhamento contínuo.
– Inauguração: promoção / publicidade, campanha de inauguração, início das operações
– <b>Publicidade ao cliente: promoções de abertura e construção de imagem
– Acompanhamento contínuo: controle e conhecimento, revisão contínua das operações