O Sistema de Franchising encontra na região Sul um espaço alvissareiro para seu desenvolvimento. Colonizada por imigrantes europeus e asiáticos, seus habitantes costumam ter uma visão associativista bastante favorável ao trabalho colaborativo praticado pelas boas redes de franchising. Não por acaso, é o mercado sede das principais cooperativas agrícolas. A colônia japonesa do Norte do Paraná formou dekasseguis que, de retorno ao Brasil, estão avidamente em busca de negócios onde os riscos possam ser administrados e o trabalho em equipe valorizado. Metrópoles como Curitiba e Porto Alegre atraem cada vez mais conceitos modernos, antes apenas encontrados no eixo Rio-São Paulo. O número e a qualidade dos shopping centers instalados na região têm atraído grandes redes nacionais e internacionais. É uma região onde as pessoas são bastante críticas, onde o competente se estabelece e os erros dificilmente são perdoados. Algumas considerações sobre cada Estado:
PARANÁ
Curitiba e região Metropolitana concentram 1/3 da população e metade do poder aquisitivo do Estado. O curitibano é considerado um dos públicos mais exigentes do Brasil, e a cidade possui uma distribuição populacional homogênea em termos de classes sociais, segundo o Critério Brasil, razão pela qual a cidade é utilizada como teste para lançamentos de novos produtos e conceitos de negócios. É uma cidade com forte poder aquisitivo da classe média, onde os bairros (sub-centros urbanos) estão ganhando força comercial em detrimento do Centro. Cidades como São José dos Pinhais, Maringá e Londrina são as preferidas dos franqueadores, seguidas por Foz do Iguaçu e Ponta Grossa. O litoral tem perfil excessivamente sazonal.
SANTA CATARINA
O Estado de Santa Catarina é dividido em 16 microrregiões homogêneas, de perfil especializado por ramo de organização industrial: destacam-se 6 pólos principais: o pólo metal-mecânico em Joinville/Jaraguá do Sul, o pólo vestuário e têxtil de Blumenau/Brusque, o pólo cerâmico em Criciúma/Tijucas, o pólo agroindustrial em Chapecó, Concórdia e Videira, o pólo papel e celulose de Caçador/Canoinhas, e o pólo Mobiliário de Rio Negrinho/São Bento do Sul. As cidades são todas de médio porte, porém as pessoas estão acostumadas a percorrer distâncias médias de até 150 Km para fazer compras, sendo bastante ampla geograficamente a zona de influência de cada ponto de venda.
RIO GRANDE DO SUL
O Estado do Rio Grande do Sul concentra boas localizações sobretudo em Caxias do Sul, Novo Hamburgo e Pelotas, além da capital. O gaúcho valoriza muito tudo o que é local, tendo orgulho de suas marcas. Daí a importância de redes de franquia ingressarem neste mercado apoiados por um franqueado conhecedor da demanda local.
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