Crescimento Além da Meta

REDES DE FRANQUIAS ATRAEM MAIS EMPREENDEDORES E ATINGEM ÍNDICE ACIMA DA MÉDIA NACIONAL

O franchising é um dos setores que mais se expandiu nos últimos anos, superando sempre os índices de crescimento da economia brasileira. As redes conseguem manter os planos de expansão e ganham força com ações conjuntas de marketing e de gestão, que minimizam os custos entre os franqueados. Segundo o consultor André Friedheim, da Francap, “a expansão em 2005 deve ficar um pouco acima da meta fixada no início do ano, de 10% de crescimento”. É um resultado importante, “que traduz a força do sistema, em especial se comparado ao desempenho do PIB, que deve ficar na faixa de 3,5% a 4%”, afirma o consultor.

Friedheim diz que cada vez mais empreendedores estão sendo atraídos por esse crescimento, por intuir que o benefício é mútuo. “Novas empresas e algumas indústrias aderiram ao sistema. O Governo vê o franchising como uma alternativa para a geração de empregos e abre discussão por meio de câmaras setoriais. Os bancos perceberam o potencial do setor e abriram novas formas de financiamento. Tudo isso, somado aos esforços individuais das empresas do sistema, explica o crescimento registrado”, afirma o consultor.

Dados da Associação Brasileira de Franchising mostram que, em 2004, o faturamento do sistema cresceu 9% em relação a 2003, atingindo R$ 31,6 bilhões. No mesmo período, o número de empresas que aderiram ao sistema cresceu 20%. Para 2006, a expectativa é manter o mesmo ritmo de crescimento em torno dos 10%.

PONTOS-DE-VENDA

Someday: sete novas franquias em um ano e 21 lojas em 15 cidades

Algumas redes conseguiram ultrapassar ainda mais esses números, revelando a força do setor. É o caso da grife feminina Someday, que encerrou 2005 com excelentes resultados e vendo cumpridas todas as metas estabelecidas para o ano. Nos últimos 12 meses foram inauguradas sete novas franquias, contabilizando um total de 21 lojas em 15 cidades brasileiras. Além disso, a empresa de Santa Catarina superou a marca de distribuição em 200 lojas multimarcas. “Este ano chegamos em Santo André e São José dos Campos, no Estado de São Paulo, e também nas capitais Aracaju (SE), Natal (RN), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ), além de estrearmos em Maringá, uma das mais importantes cidades do Paraná”, conta Volnei Muniz de Moura, gerente comercial da empresa. Até o final de dezembro ele contabilizou o índice de 45% de crescimento durante o ano.

Das 96 multimarcas do final do ano passado, a Someday mais que dobrou a sua distribuição, ultrapassando a marca de 200 pontos-de-venda. Mantém show room permanente e trabalha com a ferramenta e-commerce. Também ampliou o número de representantes, que atuam nas regiões Sul e Sudeste e renovou pedidos para Portugal e Grécia. A Espanha deve ser o próximo destino internacional. Esses fatores são bem favoráveis às estimativas para 2006, que prevêem um crescimento de pelo menos 35%.

ALIMENTAÇÃO

No ramo da alimentação, uma das redes que se consolidou foi a Empada Brasil, que aderiu ao sistema em 2002. No início de 2003 possuía 13 unidades (12 no Rio de Janeiro e 1 em São Paulo). Hoje são 56 lojas em sete Estados e no Distrito Federal, sendo que 18 delas foram abertas em 2005, um crescimento de 47%. “Atingimos a meta estabelecida para este ano. Em 2006, esperamos obter o mesmo desempenho”, afirma Francisco Christóvão, proprietário. Cada unidade fatura, em média, R$ 30 mil por mês.

Outra rede no setor que teve bom desempenho foi o Montana Grill Express, que começou o ano com 27 unidades e hoje está com 41, além de outras nove já negociadas, um crescimento de 85%. O faturamento mensal de cada loja é de R$ 80 mil.

Antecipando as perspectivas anunciadas, a rede de franquias Rei do Mate anunciou em dezembro a assinatura do contrato de número 200. Há 35 anos no mercado, com faturamento previsto para R$ 60 milhões ao ano, a rede de franquias vem registrando crescimento anual de 18%. Em 2004, foram inauguradas 31 novas unidades. Enquanto 2005 serão 35 lojas, somando um movimento de R$ 5 milhões. “Os resultados positivos são fruto de um trabalho árduo de prospecção e garantia de boas condições de negócios, apoio ininterrupto e de parceria com os nossos atuais e futuros franqueados”, conta o diretor comercial e de marketing do Rei do Mate, Antônio Carlos Nasraui.

Os números contabilizados pela empresa em relação ao desempenho de sua cadeia de franqueados também são muito positivos. Hoje, os registros mensais indicam vendas de 250 mil xícaras de café gourmet, 1,2 milhão de copos de mate e 4 milhões de pão de queijo para cerca de 1,4 milhão de clientes.

BONS RESULTADOS

O Boticário: um novo produto, a volta de edições limitadas, brindes exclusivos, ações de marketing e campanha publicitária

O fim do ano é o período mais importante para a rede de cosméticos O Boticário. A expectativa de fechamento para 2005 era contabilizar um incremento de até 20% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. Para atingir a meta, a empresa investiu em várias frentes: um novo produto, a volta de edições limitadas, brindes exclusivos, ações de marketing e campanha publicitária. Além dos cerca de 550 itens disponíveis regularmente nas lojas, O Boticário preparou 13 estojos promocionais especialmente para o Natal, com embalagens diferenciadas, elegantes e que valorizam ainda mais os produtos da marca. “Além das sugestões preparadas pelo O Boticário, o cliente teve a opção de escolher um presente de acordo com o perfil da pessoa a ser presenteada”, ressalta Andrea Mota, Diretora Comercial do O Boticário.

A estratégia de vendas contou ainda com ações de marketing e publicidade que foram divididas em dois momentos. O primeiro foi a campanha “Antecipe seu Natal”, que começou em novembro. A partir de primeiro de dezembro, a imagem de anjos apresentaram o Natal Boticário. “Independente de crença ou religião, eles são reconhecidos como mensageiros, emissários da bondade, do amor incondicional, da bem-aventurança” explica Márcia Magno, diretora de Comunicação do O Boticário. Uma área especial também foi desenvolvida na página do O Boticário na internet (www.boticario.com). Além de dicas de presentes e apresentar os kits preparados pela empresa, o espaço trouxe uma brincadeira, a corrente do bem: quem acessava o hot site podia enviar mensagens de Natal para parentes e amigos. A cada mensagem enviada, uma flor era colocada na asa do anjo com o nome do remetente. Quanto mais mensagens eram enviadas, mais anjos eram criados.

BONS RESULTADOS

Apesar dos bons resultados do sistema de franchising, sempre vale a dica de que todo cuidado é pouco para evitar atropelos. As metas de expansão devem estar bem respaldadas nas possibilidades que a franqueadora pode oferecer aos franqueados.

A consultora Cláudia Bittencourt, sócia Diretora da Bittencourt Consultoria e Academia do Franchising & Negócios, alerta que franquear um negócio significa conceder o direito de uso de uma marca, associada muitas vezes à distribuição de produtos de forma exclusiva ou de serviços e de um conceito de negócio que deu certo. O ato de franquear exige o “dar o exemplo”. E como o empresário pode dar o exemplo? Primeiro, repensando a empresa como um todo e definindo um plano de metas para curto, médio e longo prazo, com base na missão proposta para a empresa, de forma a preservar os valores e os princípios éticos e morais da instituição, dos sócios e dos colaboradores. Depois deve reavaliar os resultados da empresa e o crescimento verificado nos últimos anos, se é auto-sustentável ou se está dependente de capital de terceiros. Este é um dos principais fatores a ser analisado antes de um processo de expansão com franquias.

Aí sim, pode passar para a etapa de rever os processos, o sistema de gestão administrativa, financeiro, comercial, enfim, avaliar o quanto as operações da empresa estão sob controle e se as ferramentas são adequadas, se o nível de tecnologia utilizado gera economia, se evita desperdícios, se é eficaz e se permite agregar valor ao produto, ao serviço e ao atendimento do cliente.

Analisar o perfil dos funcionários, se estão capacitados para atuar de forma eficaz com os novos processos, deve ser outra etapa realizada antes de expandir. “Agora sim, cumpridas as etapas acima o empresário terá toda condição de formatar o sistema de franquias de forma a replicar o motivo do seu sucesso”, afirma a consultora.

SERVIÇOS

Além da alimentação, os serviços também garantiram bons resultados em 2005. As franquias de locação de veículos souberam aproveitar o crescimento econômico. A Master Rental, por exemplo, uma das maiores do setor, faturou R$ 55 milhões em 2005, um crescimento de 38% em relação a 2004. A rede começou o ano com 29 unidades (19 próprias e 10 franqueadas). Hoje são 45 lojas em 15 Estados e no Distrito Federal (29 próprias e 16 franqueadas). Para 2006, a meta é abrir mais oito franquias e quatro lojas próprias.

“Os resultados mostram o motivo pelo qual o Governo, os bancos e diversas empresas investem no sistema. Ao contrário do que alguns pensam, o franchising ainda tem muito espaço para crescer no Brasil, um país de dimensões continentais e com regiões ainda pouco exploradas”, conclui o consultor André Friedheim. E isso sem contar a crescente tendência de algumas redes de iniciarem operações no exterior, como é o caso das escolas BIT Company, Wizard, Fisk, das redes de fast food Habib’s, Spoleto, entre outras dezenas de franqueadoras.

Esta atuação ganha respaldo na parceria da ABF com a Agência de Promoção de Exportações do Brasil (APEX-Brasil) que incentiva a participação nas feiras internacionais, tendo como foco os mercados mexicano, americano, português e espanhol.

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